Cursos de Nível Secundário:
CTE Cozinha/Pastelaria
CTE Pastelaria/Padaria
CTE Restaurante/Bar
CTE Alojamento Hoteleiro
Ação Educativa
Desporto*
Multimédia*
Cursos de Nível Básico:
CEF Cozinheiro/a
CEF Operador/a de Informática
*Nova Área de Formação
No âmbito da disciplina de Técnicas Pedagógicas e Intervenção Educativa e Expressão Plástica, os alunos do 1.º ano do Curso Técnico de Ação Educativa, da Escola Profissional de Esposende, da Zendensino, participaram numa aula ao ar livre, concebida como experiência de aproximação à natureza e de aplicação prática dos conteúdos lecionados.
O contacto com o meio natural constitui um recurso pedagógico essencial, estimulando os sentidos, potenciando a criatividade e incentivando a construção de atividades com base em elementos disponíveis no próprio ambiente. Simultaneamente, promove-se a sensibilização para a sustentabilidade e a preservação do património natural.
Enquanto futuras Técnicas de Ação Educativa tornam-se fundamental integrar nos percursos de aprendizagem práticas que reforcem a ligação aos espaços naturais, consolidando valores de cidadania ambiental e preparando os alunos para intervir de forma consciente e responsável em contextos educativos.
Uma vez que estamos no início do ano letivo, a atividade revelou-se particularmente pertinente, pois promoveu a integração e o fortalecimento das relações interpessoais dentro do grupo-turma, facilitando a criação de um ambiente de cooperação e confiança mútua. Ao mesmo tempo, proporcionou um primeiro contacto prático com metodologias ativas e contextos educativos diversificados, favorecendo a motivação, o sentido de pertença e a valorização do trabalho em equipa, aspetos determinantes para o sucesso das aprendizagens ao longo do ano.
A atividade, complementada posteriormente em sala de aula, possibilitou o desenvolvimento de um conjunto diversificado de conteúdos e competências, constituindo momentos de aprendizagem significativos. Estes contributos assumem particular relevância na consolidação do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, promovendo o bem-estar integral e uma visão educativa assente em princípios de responsabilidade, cooperação e respeito pelo meio envolvente.