História da EPE

“O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento.”
Erasmo

A Escola Profissional de Esposende iniciou a sua atividade em setembro de 1993, fruto de uma candidatura elaborada pelo Dr. Manuel Augusto Martins de Araújo ao abrigo do DEC-LEI nº 26/89 de 21 de janeiro.

As entidades promotoras da escola foram a Câmara Municipal de Esposende representada pelo seu Presidente Sr. Alberto Queiroga Figueiredo e a EDEN - Actividades de Educação e Ensino representada pelo Pe Armindo Patrão de Abreu.

A EPE iniciou a sua atividade educativa com a lecionação de dois cursos na Área de Formação de Hotelaria e Turismo: Técnico de Mesa-Bar (nível 2) e Técnico de Turismo - Informação e Animação Turística (nível 3).

A primeira Direção da escola foi presidida pelo Pe Armindo Patrão de Abreu e o primeiro Diretor Pedagógico o Dr. António José Morais Figueiral Conde.

A decisão de sediar a escola em Fão deveu-se à importante ação do então Presidente da Junta de Freguesia, Fernando Vilar, cujo dinamismo foi decisivo para o início da escola, não só para encontrar instalações adequadas, mas também para recrutar os primeiros alunos.

No dia 09 de setembro de 1999, por imperativo legal, foi constituída a ZENDENSINO - Cooperativa de Ensino e Interesse Público de Responsabilidade Limitada passando então esta cooperativa a ser a entidade proprietária da escola. O seu primeiro Presidente foi o Dr. António José Conde, cargo que desempenhou até 2016.

A EPE, criada em 29 de julho de 1993, é um estabelecimento de ensino de natureza privada, estando sujeito à tutela científica, pedagógica e funcional do Ministério da Educação (ME), através da DGEstE | Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – DSRN. Foi criada por Contrato Programa celebrado entre o Ministério da Educação e as entidades promotoras, respetivamente a Câmara Municipal de Esposende e a Eden (Sociedade de Professores), ao abrigo do Decreto-Lei n.º 70/93. Decorrente da aplicação do Decreto-lei n.º 4/98 (de 8 de janeiro), que veio alterar o regime jurídico de tutela das EP’s, foi constituída a ZENDENSINO – Cooperativa de Ensino e Interesse Público de Responsabilidade Limitada (formada pela Câmara Municipal de Esposende e a Alfacoop), que passou a ser a entidade proprietária da EPE desde setembro de 1999.

Atualmente, a ZENDENSINO é a entidade proprietária da EPE – Escola Profissional de Esposende e da EME – Escola de Música de Esposende.

A EPE está localizada não na sede do concelho, mas numa das suas freguesias, Fão, tratando-se de uma opção assumidamente vocacionada para a promoção do desenvolvimento integrado e dinamização do concelho.

A Escola Profissional de Esposende ministra, desde a sua fundação, cursos nas áreas da Hotelaria e do Turismo, acrescentando-se depois as áreas da Animação Sociocultural e da Informática, em resposta às necessidades do mercado de trabalho da região. Em 2008, foram criadas as áreas de Eletricidade e de Cuidados e Estética do Cabelo, no ano seguinte, surgiu o curso profissional de Técnico de Organização de Eventos e, em 2010, arrancaram dois novos cursos, o de Proteção Civil e o de Técnico de Apoio à Infância. No ano de 2012, surgiram mais dois novos cursos Técnico de Receção e Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade e, em 2013, surgiu mais um novo curso – Técnico de Gestão do Ambiente, em 2021, o Técnico de Operações Turísticas.

Este ano letivo apostamos no curso Técnico de Apoio à Gestão Desportiva. A maioria dos alunos da EPE frequenta os Cursos Profissionais de Nível 4, mas a Escola disponibiliza outras ofertas formativas.

Em 2005, iniciaram os Cursos de Educação e Formação, nomeadamente, cursos de nível 2, que conferem o certificado do 9.º ano de escolaridade e um diploma de qualificação profissional – Empregado/a de Restaurante/Bar, Cozinheiro/a e Operador de Informática. Também, ao nível da oferta formativa para o Ensino Básico, surgiram em 2013 os Cursos Vocacionais. No âmbito da formação pós-secundária não superior, a EPE abriu, em 2002, Cursos de Especialização Tecnológica (CET), os quais conferem diplomas de especialização tecnológica e qualificação profissional de nível 5. De 2009 a 2014, a EPE apostou na Educação e Formação de Adultos, tendo cursos EFA de nível secundário e básico e formação de curta duração (UFCD`s).

Desde 2003 que a EPE é certificada como Escola Inovadora da Rede Europeia – European Network of Innovative Schools, no âmbito da European Schoonet (Projecto ENIS) e em 2010 recebeu o Galardão Eco-Escola, renovado em 2011, 2012 e 2013, o que atesta a qualidade dos projetos dinamizados pela comunidade escolar. Desde 2005 tem certificado o Sistema de Gestão da Qualidade pela NP EN ISO 9001 e, desde 2020, o Selo de Conformidade EQAVET.

Em 2012 a EPE iniciou o desenvolvimento do Projetos Comenius, que atualmente se designam por projetos Erasmus+, que consistem em programas de intercâmbio de alunos e professores com vários países da U.E.

Em 2013, em parceria com a Escola Secundária Henrique Medina e a ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, constituiu-se o CQEP Litoral Cávado. Atualmente, designado de Centro Qualifica.

Orgulhosamente, somos uma Escola Azul, com a aquisição da Bandeira Azul, no ano de 2022.

Em 2023, a escola submeteu a sua candidatura ao Centro Tecnológico Especializado, na área industrial e estão a decorrer candidaturas ao Selo Protetor e Selo Nacional de Qualidade eTwinning.

Como pode constatar-se, existe uma forte dinâmica e uma constante vontade de melhorar e evoluir e tal reflete-se no sucesso dos/as nossos/as alunos/as!

E é exatamente guiados por esta necessidade de dar resposta aos constantes desafios que nos vão sendo colocados pela comunidade, e também fruto de toda a evolução que ocorre na sociedade, nomeadamente em termos tecnológicos, que não vamos ficar por aqui. Estamos já a trabalhar em novos cursos para o ano letivo de 2024/2025, os quais daremos a conhecer assim que seja possível. Mas estamos certos de que continuaremos a crescer, a formar e capacitar os/as nossos/as jovens e a contribuir para o seu crescimento enquanto cidadãos e para o desenvolvimento do nosso território.

A Zendensino

Apresentação

A Zendensino é uma cooperativa de interesse público fundada em 10 de setembro de 1999. Tem como membros fundadores coletivos a Câmara Municipal de Esposende e a Cooperativa de Ensino Alfacoop.
É uma pessoa coletiva autónoma de natureza cooperativa que tem por missão satisfazer as aspirações e necessidades económicas, sociais e culturais dos seus membros e responder aos desafios sociais, culturais, ambientais e económicos da comunidade que serve, nomeadamente ao nível do ensino profissional e do ensino artístico.
Assegura a gestão administrativa, económica, financeira e patrimonial da Escola Profissional de Esposende e da Escola de Música de Esposende, no respeito pelos valores cooperativos da liberdade, igualdade, honestidade, ajuda mútua, justiça social e solidariedade, promovendo uma gestão participada e transparente promotora da responsabilidade social e ambiental.

Finalidades principais da Zendensino

No prosseguimento do objeto consignado nos estatutos, a Zendensino desenvolve a sua atividade de acordo com as seguintes finalidades principais:

  1. Assegurar um modelo organizacional sustentado da cooperativa e dos estabelecimentos de ensino de que é titular, baseado numa política de qualidade promotora da excelência;
  2. Construir Projetos Educativos atrativos, inovadores e distintivos, atentos à realidade local e abertos à comunidade, promotores da participação individual e da autonomia institucional, potenciadores da melhoria organizacional e do sucesso educativo, capazes de projetar o futuro e responder à mudança
  3. Assegurar uma oferta educativa e formativa diversificada, adequada aos interesses dos alunos e das famílias e articulada com as demais ofertas existentes ao nível local e regional;
  4. Ministrar aos alunos uma formação integral e integrada, com elevado nível de exigência nos aspetos cultural, científico, artístico, técnico e profissional;
  5. Promover uma oferta diversificada, racional e sustentada de cursos de dupla certificação de jovens a partir do diagnóstico do contexto escolar e do meio envolvente e tendo em conta a procura por parte dos destinatários;
  6. Organizar cursos de educação e formação de adultos destinados a promover, através da redução dos défices de qualificação da população adulta, uma cidadania participativa e de responsabilidade, bem como a empregabilidade e a inclusão social e profissional, tendo em conta a procura pelos destinatários, os recursos materiais e humanos da cooperativa e as necessidades de formação identificadas na região;
  7. Promover, conjuntamente com outros agentes e instituições locais, a concretização de projetos de formação de recursos humanos qualificados que responda às necessidades do desenvolvimento integrado local e regional;
  8. Promover a formação técnica, cultural, científica e pedagógica dos professores e formadores bem como a formação profissional contínua de todos os colaboradores, enquanto instrumento estratégico de desenvolvimento organizacional;
  9. Desenvolver mecanismos de aproximação e de colaboração com os órgãos da administração, as instituições económicas, empresariais, associativas, sociais, culturais, educativas e científicas, tendo em vista a realização de projetos e ações que contribuam para o desenvolvimento sustentado e a coesão social;
  10. Integrar redes de parceria de âmbito regional, nacional e transnacional, proporcionadoras de intercâmbios, troca de ideias, experiências e projetos, facilitadoras de estágios profissionais, disseminadoras de boas práticas e que permitam a consolidação do espírito de cidadania europeia e mundial.