Cursos de Nível Secundário:
CTE Cozinha/Pastelaria
CTE Pastelaria/Padaria
CTE Restaurante/Bar
CTE Alojamento Hoteleiro
Ação Educativa
Desporto*
Multimédia*
Cursos de Nível Básico:
CEF Cozinheiro/a
CEF Operador/a de Informática
*Nova Área de Formação
As alunas do 1º ano do curso de Técnico/a de Ação Educativa estão a participar, ao longo do ano letivo, no projeto “Criar e Cuidar para Aprender”.
Uma iniciativa inovadora que alia criatividade, responsabilidade e empatia. No âmbito deste projeto, foi realizada uma dinâmica de faz de conta, extremamente relevante para o perfil profissional das alunas.
Através de metodologias lúdico-pedagógicas, cada participante assumiu o papel de cuidadora, tendo como desafio cuidar de um ovo durante uma semana, simulando responsabilidades reais no contexto educativo.
Na primeira semana de aulas, cada aluna recebeu um ovo, que passou a fazer parte das suas rotinas diárias na escola, em casa e na comunidade.
Este “bebé ovo” ganhou identidade própria, com nome, adereços e até pequenas histórias criadas pelas alunas, envolvendo também a comunidade escolar através de umprocesso de apadrinhamento que reforçou o compromisso afetivo e o cuidado.
Durante o tempo letivo, os ovos ficavam numa “creche fictícia”, com elementos típicos de um ambiente educativo infantil. Ao final do dia, regressavam a casa com as alunas, promovendo o sentido de continuidade e responsabilidade. Esta vivência deu origem ao “Diário de um Ovo”, onde foram registadas as experiências ao longo da semana.
A iniciativa tem como objetivo principal motivar e sensibilizar as alunas para o papel fundamental que um técnico/a de ação educativa desempenha no desenvolvimento e bem-estar de crianças e jovens. Para além disso, o projeto promove valores essenciais como a empatia, a paciência, o trabalho em equipa e a responsabilidade.
Estão já a ser desenvolvidas outras atividades que dão continuidade a esta abordagem criativa, reforçando o compromisso da turma com uma formação mais prática, sensível e transformadora.
Como dizia Maria Montessori, “A primeira tarefa da educação é agitar a vida, mas deixá-la livre para se desenvolver”.