Testemunho: Novas aprendizagens em Itália!

Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural

Ciao, chamo-me Sónia Figueiredo, sou de Marinhas e aluna finalista do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural (TTAR7) na Escola Profissional de Esposende. Fui convidada a participar no Programa ERASMUS + com destino ao sul de Itália, à pequena cidade de Rossano, que possui uma beleza simples com os seus edifícios históricos e as igrejas bizantinas, acompanhados por uma paisagem natural de montanhas e uma costa litoral com águas calmas e límpidas. Durante duas semanas (24 de março a 6 de abril) tive a oportunidade de estagiar no Museo Diocesano e Del Codex, na companhia das minhas colegas Daniela Peixoto e Diana Costa, onde pudemos aplicar algumas das nossas competências acumuladas ao longo de três anos de formação para técnicas do turismo. Num curto período de tempo aprendi algumas palavras italianas e também provei a gastronomia típica, claro, as famosas pizzas e a muitas variedades de pratos de massa; por último, fiquei a conhecer locais com vista deslumbrante e com história. Estas oportunidades são importantes para alargar horizontes, tanto em relação à cultura, como aos conhecimentos técnicos; a Formação em Contexto de Trabalho contribui para que cada aluno fique preparado para enfrentar o mundo do trabalho, não só em Portugal como no estrangeiro, e a Escola Profissional de Esposende proporcionou essa experiência. Agradeço pois à EPE por me ter dado a oportunidade de estagiar noutro país, país esse onde fui bem acolhida e bem recebida. Agradeço também ao Tiziano e à Chiara por estarem lá para nos ajudar. Com certeza que nunca me esquecerei destes momentos passados num país que fica a muitos quilómetros da nossa zona de conforto. Arrivederci!

Sónia Figueiredo » Marinhas, Esposende » Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural_TTAR7 » 2014/2017)