Testemunho: Itália – uma experiência única!

Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural

Sou a Diana Costa, sou de Apúlia, estudei na Escola Profissional de Esposende, no curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural – TTAR7. Estando a terminar os estudos na escola, fui convidada a participar no projeto Erasmus+, juntamente com mais duas colegas da minha turma, Daniela Peixoto e Sónia Figueiredo. Foi com uma enorme satisfação e alegria de ter esta oportunidade que aceitei, sem saber bem o que me esperava. Viajar até Itália e participar no projeto Erasmus+ foi uma experiência inesquecível e de muita aprendizagem, que um dia gostava de repetir. ‘Benvenuto, fomos recebidos com um belo sorriso, pelos nossos tutores Tiziano e Chiara, que nas duas semanas passadas na cidade de Rossano, sul de Itália, nos acolheram e fizeram-me em sentir em casa. Acompanharam-nos durante o estágio no Museu Diocesano e del Codex. Tudo o que aprendi ao longo dos três anos no curso de turismo fez com que desempenhasse as tarefas com sucesso e apreciassem o nosso trabalho. A cidade de Rossano é serena, um espaço com muita história, cultura e realmente muitas igrejas, uma em cada esquina, e comida maravilhosa com sabores autênticos. Os residentes eram simpáticos e ‘Ciao’ sempre nos diziam, mal sabíamos que era “olá”, uma palavra ali outras acolá e lá aprendemos a falar um bocadinho de italiano, engraçado mesma palavras outro significado. Foi muito positiva esta experiência no meu percurso escolar, estar em contacto com outras nacionalidades e ter vivências diferentes em contexto de trabalho, adquirir novos conhecimentos e por em prática todo o que aprendi. Agradeço imenso à Escola Profissional de Esposende esta oportunidade, aos professores todos os ensinamentos e carinho ao longo dos três anos, aos dois monitores italianos e a todas as pessoas envolvidas neste projeto, pois foi uma experiência única!

Diana Costa » Apúlia, Esposende » Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural_TTAR7 » 2014/2017)