PERFIL PROFISSIONAL
Técnico/a intermédio/a, qualificado com o nível 4. É um profissional que executa o serviço de receção e acolhimento, um profissional de informação turística, de acolhimento de clientes e um gestor de reservas em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins. O seu trabalho tem a finalidade de garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes/hóspedes, bem como assegurar a promoção da unidade e o contacto com o exterior.
REFERENCIAL DE COMPETÊNCIAS / TAREFAS A DESEMPENHAR POR ESTE/A TÉCNICO/A:
- Executar o serviço de receção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins.
- Executar o serviço informação turística.
- Desenvolver o serviço de reservas e de apoio ao cliente.
- Desenvolver os procedimentos relativos ao acolhimento e serviços de assistência ao cliente.
- Desenvolver os procedimentos relativos à supervisão e coordenação no âmbito do alojamento, à promoção da unidade e ao contacto com o exterior.
As competências fundamentais a desempenhar por este técnico são:
- Efetuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços.
- Efetuar os serviços de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espetáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens.
- Prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento.
- Efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas.
- Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país.
- Efetuar os serviços de check-out, nomeadamente, faturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com vária modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte.
- Efetuar o arquivo da documentação utilizada na receção.
- Atender reclamações e sugestões, assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico.
- Efetuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da faturação dos alojamentos, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço.
- Assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a receção da correspondência e a anotação de outras informações dirigidas aos clientes providenciando a entrega junto dos mesmos, receção de chamadas telefónicas e outros contactos tais como via fax e e-mail efetuando o seu encaminhamento, acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade.
- Colaborar na definição dos objetivos e regras de funcionamento do serviço de receção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim.
- Assegurar a conservação e manutenção da receção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local, de acordo com as normas em vigor.
SAÍDAS PROFISSIONAIS:
- Rececionista de Hotel
- Técnico de informação Turística
- Gestor de Reservas
Com experiência profissional os postos de trabalho poderão corresponder à posição de:
- Responsável pela área de receção;
- Chefe de receção
PLANO CURRICULAR
PARCERIAS