VISITA AO PARQUE NATURAL DO LITORAL NORTE

Os alunos do Curso Técnico de Gestão do Ambiente realizaram no dia 26 de setembro uma visita de estudo ao Parque Natural do Litoral Norte, área protegida sediada em Esposende e que abrange todo o litoral do concelho.

Nas instalações da sede do Parque Natural do Litoral Norte, tivemos a possibilidade de assistir a uma palestra explicativa da caracterização da área protegida e com a explicação dos vários habitats e ecossistemas presentes. A nível do património florístico, no Litoral Norte foram inventariadas 240 espécies de plantas, repartidas por 15 habitats descritos na Diretiva Habitats, dos quais 4 são considerados prioritários. Foram ainda consideradas 211 espécies de vertebrados, repartidas por 117 de aves, 10 de mamíferos, 6 de répteis, 6 de anfíbios e 72 de peixes, representativas de uma elevada biodiversidade faunística.

Este Parque Natural estende-se ao longo de 16 km da costa litoral norte, entre a foz do rio Neiva e a zona da Apúlia, e tem uma área de 8.887 hectares (ha), sendo 7.653 ha de área marinha e os restantes 1.237 ha de área terrestre. É constituída por praias de mar e de rio (Neiva e Cávado), aos quais se associam recifes, dunas primárias e secundárias (com largura variável entre 50 e 300 m), o estuário e restinga do rio Cávado, lagunas costeiras, zonas de pinhal, algumas manchas de carvalhal e ainda campos agrícolas junto aos limites norte e sul, de onde se destacam a zona de “masseiras” da Apúlia. Uma das características mais diferenciadoras desta área protegida é a inclusão de uma vasta área marinha, tendo os alunos tido a oportunidade de visualizar um filme com imagens subaquáticas, realizado ao largo da costa de Esposende, e onde foi possível identificar algumas espécies de algas, peixes e zonas de recifes.

Após a palestra, a visita incluiu a passagem por dois locais importantes do Parque Natural, designadamente a zona estuarina do rio Neiva e a praia de S. Bartolomeu do Mar, onde tomamos consciência da importância do planeamento e do ordenamento do território, na sequência da intervenção levada a cabo de demolição e retirada de habitações em risco, e de renaturalização e proteção dunar, realizada nesse local.

Com esta visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma importante área protegida de âmbito nacional que se localiza no nosso concelho, permitindo um contacto direto com diferentes habitats, consolidando conhecimentos adquiridos nas aulas ao nível dos recursos naturais, da conservação da natureza e do ordenamento do território.

(Texto: João Jaques | Coordenador de Curso)