Visita ao Museu do Carro Elétrico

No dia 26 de setembro, os alunos finalistas dos cursos Técnicos de Restauração e Técnico de Apoio à Infância realizaram uma visita ao Porto, com o intuito de visitar o Museu do Carro Elétrico e a exposição “Clima – Expo 360º”, patente na galeria AMIarte. A visita foi realizada no âmbito das disciplinas de Área de Integração e Técnicas Pedagógicas e Intervenção Educativa, sendo os alunos acompanhados pelos professores Sara Cepa e João Jaques. No Museu do Carro Elétrico, os alunos começaram por conhecer “o americano”, o percursor do carro elétrico e as suas características. Em seguida, foram apresentados vários carros elétricos, um troleicarro e a central termoelétrica, tendo a guia o cuidado de fazer referência a artefactos ilustrativos e representativos da história da cidade e ao desenvolvimento dos transportes públicos urbanos permitindo, assim, compreender o impacto socioeconómico na comunidade. Ainda no museu, o grupo assistiu a vários momentos de animação, tendo um deles recreado uma conversa entre duas peixeiras utentes do carro elétrico. Para satisfação dos alunos, a visita terminou com uma viagem pelo Passeio Alegre, ao longo da marginal portuense, num dos carros elétricos mais antigos, considerado uma relíquia. Da parte da tarde, os alunos deslocaram-se à galeria AMIarte para visitarem a exposição “Clima – Expo 360º. Esta exposição, uma criação original de Universcience (Paris, Cité des Sciences de La Villette) abordava o tema das Alterações Climáticas causadas pelas emissões dos gases com efeito de estufa resultante das atividades humanas, proporcionando uma melhor compreensão do sistema climático através das últimas observações, simulações e análises de vários cientistas. A exposição alertava também para a importância da mobilidade sustentável, da economia de baixo carbono e para os impactos sociais das alterações climáticas. Para os alunos participantes a visita foi bastante interessante e enriquecedora, tendo ficado mais conscientes e sensibilizados para as questões ambientais e culturais.