Visita ao Datacenter da Universidade do Minho

Os alunos do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGP2) tiveram o privilégio de visitar, com elevado detalhe técnico, o datacenter da Universidade do Minho. No dia 24 de fevereiro, acompanhados pelo Professor Pedro Carneiro, foram recebidos por um dos Administradores de Sistemas, Pedro Falcão, que nos proporcionou uma visita guiada, dando-nos a conhecer as mais modernas tecnologias aplicadas na garantia da disponibilidade da informação aliada à segurança da mesma. Entramos no datacenter por abertura da porta através de identificação de retina, espreitamos o bunker onde residem todas as réplicas de backup e onde estão as 2 botijas enormes de CO2 prontas para propagação no datacenter em caso de incendio. Apreciamos ainda os sistemas inteligentes de FreeCooling para compensação do ar, arrefecimento dos sistemas por ar subterrâneo, UPS “monstruosas” 150kva acompanhadas (ainda) por um enorme gerador, monitorização constante de partículas do pó e CO2 com sistemas de dupla-validação de alarmes falsos positivos. Tecnicamente tivemos o privilégio de ver storages redundantes de elevada capacidade que juntamente com a infraestrutura existente garantem, sempre de forma redundante, o funcionamento dos 390 servidores. Vimos outros sistemas interessantes para garantir a governança da informação baseados no Centera e no novo ECS Elastic Cloud Storage e adoramos perceber a importância do teaming para agregação de largura de banda e a prevenção associada em caso de falha do trafego que passa pelas placas de rede. Tudo isto com a segurança das firewalls israelitas da CheckPoint. Tecnicamente adoramos, foi do melhor já visto em datacenters! Agradecemos à Universidade do Minho esta oportunidade.