VISITA AO AQUAMUSEU DE CERVEIRA

No passado dia 7 de novembro, os alunos do Curso Técnico de Gestão do Ambiente foram conhecer o AquaMuseu em Vila Nova de Cerveira no âmbito das disciplinas de Conservação da Natureza e de Projetos em Ambiente. O Museu, dedicado à fauna, flora e atividade piscatória do Rio Minho está dividido em três áreas: Aquário, Museu das Pescas e Lontrário.

A atividade iniciou-se no Museu das Pescas com uma visita guiada com informação sobre as artes antigas da pesca no Rio Minho (algumas práticas são ainda usadas nos dias de hoje) e onde os alunos puderam observar objetos relacionados com a pesca artesanal, maquetes de barcos e várias fotografias sobre as práticas de pesca.

No aquário, que está organizado de modo a percorrer o leito do Rio Minho desde a nascente até a foz, os alunos puderam observar as espécies mais representativas do Rio Minho como, a truta, a lampreia, o robalo e a enguia. No Lontrário houve oportunidade para conhecer a Eureka, a lontra do Aquamuseu, um mamífero ainda presente na bacia hidrográfica deste rio.

Os alunos consideraram a visita muito interessante pois permitiu conhecer a biodiversidade e as práticas de pesca do Rio Minho.