VISITA A UM ESPAÇO FLORESTAL EM FÃO

No âmbito da comemoração da semana da Floresta Autóctone, dinamizada pelo Centro de Educação Ambiental, a turma TGA3– Técnico de Gestão do Ambiente realizou, no dia 5 de dezembro, uma visita a um espaço florestal em Fão. A visita foi orientada pelo Eng.º Carlos do Carmo, responsável pelo Gabinete Técnico-florestal e acompanhada pelo professor João Jaques.

O objetivo da visita era conhecer a flora do concelho de Esposende, em especial a flora autóctone. Ao longo de um percurso pedestre, os alunos foram observando e identificando as espécies florísticas mais representativas, como por exemplo, o pinheiro-manso, o pinheiro-bravo, o sobreiro e o carvalho. Registo também para a existência de algumas plantas exóticas e invasoras, nomeadamente as austrálias e as mimosas. Para além da sua identificação, os alunos ficaram a conhecer um pouco sobre a história e a importância para o Homem de muitas destas espécies, bem como algumas estratégias fundamentais para a prevenção de incêndios.

Ao longo da caminhada, o Eng. Carlos do Carmo abordou a importância da floresta e dos seus usos múltiplos, como por exemplo, obtenção de matérias-primas (madeiras, cogumelos, etc) e a renovação da qualidade do ar.

Com esta visita os alunos aplicaram alguns dos conhecimentos adquiridos em contexto sala de aula, e ficaram a conhecer mais uma zona natural do concelho com recursos florestais muito diversificados. No final agradeceram a disponibilidade do Eng. Carlos do Carmo.