Visita à Instituição “Mundos de Vida”

No dia 1 de julho a turma de Técnico de Apoio à Infância, deslocou-se à Instituição “Mundos de Vida” e sob o acompanhamento da Dr.ª Isabel Santos foi possível conhecer as instalações desta instituição que se apresenta como um exemplo a seguir em termos de didática de ensino-aprendizagem.

A turma conheceu as instalações do infantário (salas das cores) nas quais percecionaram as formas que as educadoras assumem com as crianças, no seu tratamento com: os possíveis conflitos e diferentes etapas da infância. Posteriormente conheceram: as instalações do lar de idosos que se pautam pelo respeito da privacidade de cada pessoa, pela prestação de serviços de saúde, pelas diversas áreas para receberem os familiares, por fim os idosos possuem uma diversidade de serviços nestas instalações (consultas médicas, fisoterapia, etc). Foi também possível conhecer as instalações do centro de acolhimento, no qual foi referido que é incutido nas crianças e nos adolescentes a questão da responsabilidade e da cooperação, existe uma sala equipada onde os(as) alunos(as) podem realizar os seus trabalhos de casa, estudar, os quartos apresentam-se com quartos ditos “normais” de uma casa, ao entrar nestas duas últimas áreas da Instituição sentimos que estamos numa casa e não numa instituição.

Os(as) alunos(as) referiram alguns aspetos da instituição que consideram importantes como: o facto dos pais dos alunos da instituição poderem entrar a qualquer hora nas instalações, sem aviso prévio; poderem almoçar junto com os filhos nas instalações da Instituição; as famílias das pessoas que se encontram no lar também possuem a facilidade de visitar a qualquer hora do dia os seus entes.

Foi notório o interesse de todos(as) alunos(as) em enriquecer a sua perspetiva face ao seu futuro profissional e o facto de considerarem que a Instituição “Mundos de Vida” é um excelente exemplo de um modelo de ensino-aprendizagem de excelência.