Visita à Associação Rio Neiva

Os alunos do curso Técnico Apoio à Infância deslocaram-se, no passado dia 9 de julho, a São Paio de Antas, com o objetivo de conhecer uma das principais associações ambientais locais, a Associação Rio Neiva. O grupo foi recebido pelo Dr. Rui Pedro Almeida e por Catarina Santos, aluna desta escola, do curso Técnico de Gestão do Ambiente, e que se encontra a efetuar o seu estágio de final de curso nesta instituição.

Inicialmente os alunos conheceram a biodiversidade ribeirinha do rio Neiva e o seu património cultural, ao longo de um percurso pedestre que ligou a azenha do Minante à Azenha do Grilo. Em seguida, visitou-se o Campo da Cividade, infraestrutura utilizada pela Associação para dinamizar as suas ações de educação ambiental. Neste local foi também explicado o papel e trabalho da Rio Neiva em prol do ambiente ao longo dos seus 30 anos de existência. Houve ainda oportunidade para plantar um azevinho neste local que marcará para a posteridade a visita desta turma.

Após piquenique no Largo da Santa Tecla, os alunos caminharam pela ecovia do Litoral em direção à sede da Associação Ambiental, local, onde depois de se equiparem, efetuaram um pequeno passeio de canoa no rio Neiva.

No final, os alunos mostravam-se bastante satisfeitos com a visita, pois foi mais um dia fora das quatro paredes da sala de aula e que lhes permitiu a consolidação e a experimentação dos conhecimentos num contexto real.