UMA TARDE NAS LAGOAS DE BERTIANDOS

Os alunos do curso Técnico de Gestão do Ambiente efetuaram uma visita de estudo à Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, no concelho de Ponte de Lima, no dia 19 de novembro, da parte da tarde. Esta área protegida de âmbito local encontra-se classificada como Paisagem Protegida, Reserva Ecológica Nacional, Zona Húmida de Ramsar e está, ainda, incluída na Rede Natura 2000.

Inicialmente, o grupo visionou um filme sobre este local, destacando-se a importância destas lagoas, pois apresentam uma grande diversidade de habitats, desde zonas de flores­tas, pastagens, áreas protegidas e áreas agrícolas. Seguidamente, a turma conheceu o Centro de Interpre­tação Ambiental, onde apreciou diver­sos exemplos de espécies de flora, mas também de fauna que consti­tuem um acervo importantíssimo, reflexo da riqueza local. O percurso pedestre da Lagoa não foi realizado devido às más condições climatéricas.

No final, os alunos mostravam-se agradavelmente surpreendidos com os valores naturais e patrimoniais que a área protegida encerra.