Uma experiência na Loja Social de Esposende

lojasocialA turma Técnico de Apoio à Infância, do 2.º ano, visitou, na manhã do dia 24 de outubro, a Loja Social de Esposende. Esta visita teve como principal objetivo dar a conhecer aos alunos as respostas sociais para as populações carenciadas do concelho, quer em termos de bens alimentares quer a nível de vestuário e outros produtos de primeira necessidade. Os nossos alunos foram simpaticamente recebidos pela Vereadora da Coesão Social, Eng.ª Raquel Vale, e pela Dr.ª Alzira Maciel, responsável da Loja, que fizeram o enquadramento e origem deste equipamento social, da sua mecânica e trabalho em rede, tão necessário nos dias hoje, com os diversos parceiros, onde se inclui a Escola Profissional de Esposende. Seguiu-se um espaço de experiência de trabalho voluntário, orientado pelas técnicas Cátia e Ana Maria, em que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e trabalhar na seleção, catalogação e arrumação dos bens doados.

Para além do conhecimento adquirido e da experiência de trabalho para os outros, esta visita poderá ser o lançar da semente para um espírito de solidariedade e respeito pelas diferenças e pelas situações de fragilidade social. Prometemos voltar!