Um novo olhar sobre Antero e Cesário

A turma técnico de apoio à Infância, do 2º ano, desenvolveu um projeto, no âmbito do estudo da poesia de Antero de Quental e de Cesário Verde, ao longo do 3º período, em aulas síncronas. Com efeito, elaborou um e-book, intitulado “Um olhar sobre a Poesia de Antero”, partindo de dois poemas “Despondency” e “A um poeta”. Relativamente ao primeiro, tinham de partir do título e da palavra “ave” e elaborar um conto/poema destinado a crianças.
Surgem, então, dezassete histórias à volta de um pássaro que se encontrava sem rumo, aludindo ao significado do título do poema. Posteriormente, decalcando a ideia do poema “A um poeta”, criaram um poema, cujo destinatário seria um jovem/adolescente e deram largas à sua imaginação, sendo o resultado bastante criativo, onde não faltaram as ilustrações criada por eles. Relativamente ao Cesário Verde, criaram uma história em vídeo, tendo como base a seleção de um poema, nomeadamente “De tarde”, “Em Petiz”, “Nós”, “Lúbrica” “Vaidosa”, “Num Bairro Moderno”, entre outros.
Em suma, foi um trabalho muito enriquecedor, já que os alunos demonstraram muita capacidade de trabalho autónomo, bem como uma excelente imaginação e criatividade.

Turma TAI5/Prof. Luzia Silva