Um dia repleto de cultura

Na Casa Museu Camilo Castelo Branco e no Centro de Estudos do Surrealismo.

No âmbito das disciplinas de Português, TPIE e Área das Expressões, a turma Técnico de Apoio à Infância, do 2º ano, visitou a cidade de Vila Nova de Famalicão, no dia 7 de fevereiro, acompanhada pelas professoras Luzia Silva e Sara Cepa, para conhecer a Casa Museu de Camilo Castelo Branco e o Centro de Estudos do Surrealismo.

Na parte da manhã, a turma descobriu a Casa de Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide, onde teve a oportunidade de conhecer todas os cantos da casa, com a excelente companhia do Sr. Reinaldo, dos Serviços Educativos, que contou, obviamente, algumas curiosidades do autor de “Amor de Perdição”. Os alunos gostaram muito da visita guiada, considerando que o responsável não poderia ter uma melhor interação com a turma, permitindo a todos uma viagem ao mundo de Camilo.

Relativamente à parte da tarde, os alunos exploraram o Centro de Estudos do Surrealismo, da Fundação Cupertino de Miranda, privando com uma exposição temporária de Isabel Meyrelles, apreciando algumas obras da arte Surrealista desta artista, realizando duas atividades: na primeira, tinham de associar um emoji (um sentimento) a uma obra; na segunda atividade, puderam realizar uma oficina, desenvolvendo um trabalho com tinta-da-china, no qual não tinham 100% controlo do resultado final, aproximando-se, assim, do conceito do surrealismo.

Diana Moreira, TAI5