Um dia passado na Natureza

No dia 30 de maio a turma Cozinheiro – COZ1, em conjunto com a turma TGA2 – Técnico de Gestão do Ambiente, deslocou-se a Vila Nova de Gaia e Porto para visitar o Parque Biológico e Parque da Cidade. A visita foi acompanhada pelos professores João Jaques, Pedro Capitão, Anabela Almeida, Susana Sousa, Teresa Cunha e Carla Fernandes. O Parque Biológico de Vila Nova de Gaia consiste numa área agro-florestal deste concelho, com 35 hectares, onde vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas. O objetivo do Parque Biológico é a compreensão, pelos visitantes, da paisagem da região, incluindo todos os seus componentes (flora, fauna, clima, arquitetura rural, usos e costumes, hidrografia, etc.) e do contraste entre essa paisagem agro-florestal, que se preserva no Parque, e a envolvente urbana. Os alunos demonstraram interesse em todo o percurso realizado ao longo dos 3km tendo ainda a oportunidade de visitar exposições nomeadamente Quinta do Chasco, Quinta do Bogas, Mostra de Moinhos e Alfaias, Biorama. Já da parte da tarde e, após almoço livre no NorteShopping, os alunos desfrutaram de uma bela paisagem no Parque da Cidade (Porto). O Parque da Cidade é o maior parque urbano do país, com uma superfície de 83 hectares que se estendem até ao Oceano Atlântico, uma particularidade rara a nível mundial. Entre outros equipamentos, acolhe o Centro de Educação Ambiental. Os alunos percorreram os vários trajetos existentes de forma autónoma. Reconheceram, no final de visita, que esta foi bastante interessante e positiva pois viveram experiências e adquiriram conhecimentos que os enriqueceram a nível pessoal.