Um dia feliz na APPACDM e no IPDJ

A turma Técnico de Apoio à Infância, do 1.º ano, deslocou-se até Vila Verde, acompanhadas pelas professoras Fátima Domingues e Luzia Silva, para conhecer e apresentar uma atividade prática aos utentes da APPACDM – Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, da parte da manhã; à tarde, teve a oportunidade de visitar o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude e os seus projetos, no dia 19 de junho, no âmbito das disciplinas de Português, Psicologia e Sociologia. A visita à APPACDM teve um cariz prático, uma vez que, depois de uma interação com os utentes, para conhecer quer os alunos quer os técnicos, a turma desenvolveu uma ação, apresentando uma dança que teve como base o trabalho de Sociologia, cujo tema é Vertentes da Política Social. O grupo percebeu que, apesar de algumas limitações, os utentes desta instituição, não só desenvolvem trabalhos manuais muito criativos, que depois são vendidos para angariar fundos, mas também trabalham a componente musical tendo um grupo folclórico. Relativamente à visita ao IPDJ, para além de conhecer as instalações e as suas valências, a turma teve a oportunidade de interagir com os técnicos sobre o cyberbulling e o Programa Saúde Jovem, assim como os vários projetos, nomeadamente ocupação dos tempos livres do jovem, intercâmbios internacionais e o ERASMUS+. Com esta visita o grupo percebeu que tem à sua disposição uma instituição que ajuda e cria oportunidades para os jovens. Em suma, esta iniciativa foi mais uma oportunidade do grupo alargar ainda mais os seus horizontes e interagir com outras realidades fundamentais para a sua formação.