Técnicos de Turismo Ambiental e Rural prontos para o mercado de trabalho

Os alunos finalistas do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural estão aptos para ingressar no mercado de trabalho, após a realização da Formação em Contexto de Trabalho, na modalidade Estágio em instituições e empresas desta área de formação. O Técnico de Turismo Ambiental e Rural é o profissional qualificado apto a participar na aplicação de medidas de valorização do turismo em espaço rural, executando serviços de receção, informação, organização e animação de eventos. As instituições que acolheram os nossos alunos este ano foram: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (Museu Municipal de Etnografia e História), São Félix Hotel Hillside & Nature, Bikeservice, Grupo AktivSport, Câmara Municipal de Esposende (Museu Municipal e Serviço de Fomento do Desporto), Câmara Municipal de Barcelos (Casa da Azenha), Esposende 2000, Proriver, Cruz Vermelha Portuguesa (Albergue de São Miguel, em Marinhas) e Nortur – Agência de Viagens e Turismo. Foi, sem dúvida, um momento importante no percurso académico dos alunos, pois durante cerca de três meses os estagiários foram desafiados a testar e aplicar em contexto real de trabalho os vários conhecimentos e competências que foram adquirindo ao longo das aulas e a descobrir a realidade do mundo do trabalho. A Formação em Contexto de Trabalho é um dos principais elementos diferenciadores dos cursos profissionais, em relação à restante oferta educativa, pois permite que se estabeleça uma verdadeira ligação entre empresas, instituições e escola e sejam aferidas as reais necessidades formativas. O nosso agradecimento às entidades parceiras da EPE! Para a conclusão do percurso formativo os alunos tiveram ainda de defender uma Prova de Aptidão Profissional, perante um júri externo, a qual pretendeu evidenciar as competências e conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo dos três anos de curso. As temáticas trabalhadas por esta turma, sob orientação do professor João Jaques, abarcaram desde o turismo de natureza, com a organização de passeios pedestres, de bicicleta, de barco e de canoa, ao turismo cultural com a etnografia, as tradições, os produtos locais e os museus. Estão de Parabéns os alunos finalistas pelos excelentes resultados obtidos no Estágio e na Prova de Aptidão Profissional; uma nova etapa vai ter início com o ingresso no mercado de trabalho! Votos de muitos sucessos!