Técnico de Apoio à Infância visita Museu Municipal de Esposende

No dia 11 de julho de 2019 os alunos de Técnico de Apoio à Infância -TAI5 visitaram o Museu Municipal de Esposende, nomeadamente, a exposição “A Arte na Rua”. Nela puderam contactar com o legado cultural de artistas locais, situados entre os séculos XIX e XXI, muitos deles com trabalhos que lhes valeram renome e reconhecimento internacionais. Contactaram, também, com ações de sensibilização infantil a decorrer na oficina de mandalas que pretendiam mobilizar as crianças para uma outra forma de socialização, além das atuais ferramentas digitais. O arquiteto João Neiva e a Sra. Conceição Santos dialogaram com os/as alunos/as a propósito de nomes de pintores, escritores, escultores entre os quais podemos encontrar os Irmãos Bompastor, Artur Varela, Jorge Vasconcelos, José António Nobre. Descobriram pormenores das seguintes esculturas: “Aos Combatentes”; “Abade de Belinho”; “Padre Sá Pereira”; “Monumento ao Emigrante”; “Mar de Sargaço”, entre outras.

Os alunos ficaram sensibilizados para a riqueza cultural do concelho de Esposende e para a criatividade presente e acessível num qualquer recanto do espaço público, muitas vezes invisível ao olhar dos apressados transeuntes.

Muito obrigada ao Museu de Esposende pelo acolhimento que nos dedicou.

(Texto: Sílvia Carvalho | Docente)