Sim concordo, Sou diferente !

No passado dia 18 de fevereiro os alunos do curso de Técnico de Apoio à Infância da escola Profissional de Esposende realizaram uma visita à APPACDM de Viana do Castelo.

A viagem foi realizada de autocarro desde a escola até à APPACDM de Viana do Castelo na Areosa. Fomos recebidos pela direção da escola que nos explicou os objetivos da escola, aforma como está organizada e as estratégias de motivação dos alunos, tendo em conta que maioritariamente são jovens portadores de deficiência. Percorremos os vários ateliês da instituição com a explicação pormenorizada realizada pela Dra. Isabel que nos acompanhou durante toda a visita. Cada ateliê era mais interessante que o outro e foi notório verificar a pertinência desta visita nesta fase de ensino para os nossos alunos. O trabalho que é realizado pelos monitores da APPACDM com estes jovens é excelente, sendo notória uma enorme paciência e dedicação para formarem e educarem cada um de forma diferente.

Os alunos da EPE ficaram alerta para outra realidade a nível profissional, tendo em conta que a perspetiva de mercado de trabalho não se limita apenas a crianças sem patologia. É um desafio trabalhar com estes jovens e os alunos do TAI5 ficaram fascinados pela diversidade de atividades desenvolvidas bem como, pelas dinâmicas individuais e de grupo que são passiveis de serem realizadas com estes jovens. Cada um diferente do outro com lentidão e/ou a passo largo vão percorrendo a sua vida à margem de todos, mas com todos ao mesmo tempo!