Sessão de apresentação “Tenho uma pergunta para si”: Secretária de Estado da saúde visita a Escola Profissional de Esposende

A Escola Profissional de Esposende recebeu a visita da Secretária de Estado da Saúde, Dr.ª Raquel Duarte, no dia 06 de junho, no polo do Ramalhão. Esta iniciativa contou com a parceria da Associação Cidadãos de Esposende.

Com efeito, no ano em que a EPE assinala 25 anos de existência, a comunidade escolar reuniu-se para debater uma questão essencial na vida dos jovens_ a sexualidade e colocar à Senhora Secretária de Estado da Saúde questões sobre esta problemática.

A sessão iniciou-se com um breve momento musical, em que os alunos do curso Técnico de Apoio à Infância, do 1º ano, interpretaram a canção “Chuva”, da fadista Mariza, com um pequena coreografia a acompanhar. Posteriormente, as alunas Luana Pontes e Bruna Rodrigues, do curso Técnico de Apoio à Infância, do 1º ano, fizeram a apresentação da sessão, começando por saudar os presentes e, de seguida, deram a palavra à Diretora Executiva da EPE, Dr.ª Alexandra Vilar, que agradeceu a todos a presença, referindo que a essência da escola é os alunos e são eles que precisam de abrir horizontes, participando em iniciativas destas. Finalizou, enderençando o convite a todos para que visitem a escola, para conhecer mais de perto o seu projeto educativo. Prosseguindo os trabalhos, foi a vez da Presidente da Associação Cidadãos de Esposende, Dra. Maria Araújo, dar as boas-vindas à Senhora Secretária, congratulando-se com o facto de a Secretária de Estado ter interesse em conhecer o trabalho que a sua associação faz no concelho de Esposende. Depois, a Dr.ª. Ana Soeiro, da Associação para o Planeamento da Família, falou sobre “Sexualidade e as doenças sexualmente transmissíveis”, apontando causas e consequências deste problema, deixando conselhos e boas práticas para os jovens terem uma vida sexual saudável.

Dando continuidade à atividade, foi o momento mais aguardado, em que a assistência teve a oportunidade de colocar questões à Senhora Secretária, que saudou todos os presentes, regozijando-se por estar em Esposende e na EPE. Depois das dúvidas esclarecidas e de um debate animado e profícuo, a sessão foi encerrada com a declamação do poema de Fernando Pessoa, ”Quando o amor se revela”, dito pela aluna Inês Teixeira, do curso Técnico de Receção, do 1º ano. Foi também este curso que fez a receção aos convidados deste evento. Após este momento, foi servido um pequeno lanche, confecionado pelas turmas Técnico de Restauração, do 1º ano, RB3, CEF Restaurante /bar, em que os participantes tiveram a oportunidade de apreciar as tradicionais clarinhas de Fão, iguaria, finalista distrital, a uma das sete maravilhas doces de Portugal.

Em suma, foi mais um momento, em que a comunidade escolar teve a oportunidade de debater assuntos tão importantes como a sexualidade, pois a boa informação, isenta e verdadeira, é importante para que cada um tome decisões conscientes e responsáveis.