PROJETO STEP1 | PROGRAMAS E ESTRUTURAS DE APOIO NA PROCURA DE EMPREGO

No âmbito do Projeto STEP 1, dinamizado na EPE pelo Gabinete de Inserção e pelo Serviço de Psicologia e Orientação, foi dinamizada uma sessão que visava dar a conhecer aos alunos finalistas algumas das estruturas e programas de apoio à integração no mercado de trabalho. Assim, recebemos na nossa escola, a Dr.ª Elsa Silva, técnica do GIP e a Dra. Elisabete Martins, responsável pelos projetos da ACICE que nos ajudaram a debater este assunto.

De uma forma prática e dinâmica, a Dr.ª Elisabete Martins apresentou o programa Investe Jovem, que se destina a promover o empreendedorismo e a criação de novas empresas por jovens desempregados, através do apoio à criação do próprio emprego e de micro negócios, contemplando medidas como apoios financeiro ao investimento e apoio técnico para reforço de competências e para a estruturação do projeto. Já a Dr.ª Elsa Silva partilhou algumas dicas para uma procura de emprego ativa e bem-sucedida, apresentou os contributos que o Instituto de Emprego Formação Profissional pode dar nesta fase de decisão e falou, mais especificamente, da medida de estágio profissional. Os Estágios Profissionais são uma medida que se concretiza no apoio à inserção profissional dos seus destinatários através do desenvolvimento de uma experiência de formação prática em contexto de trabalho apoiada pelo IEFP. Esta medida tem sido uma grande aposta do mundo empresarial e poderá ser uma boa oportunidade para os nossos futuros diplomados!

Conscientes do desafio que têm pela frente, os alunos finalistas agradeceram e sentem-se cada vez mais preparados para uma procura ativa de emprego mais eficaz, persistente e organizada.