Open Day: Sustentabilidade e Inovação

Alunos de Restauração, da Escola Profissional de Esposende em grande azáfama!

A turma Técnico de Restauração, do 2º ano, realizou, no âmbito das disciplinas de Serviços de Restaurante_ Bar e Cozinha/Pastelaria, um evento, designado Open Day: sustentabilidade e Inovação, no dia 20 de novembro, no restaurante Pedagógico e no átrio da escola.

Esta iniciativa, que cumpriu todas as regras emanadas pela DGS, teve como objetivos a consolidação de conhecimentos adquiridos ao longo da formação; aplicação de técnicas aprendidas em contexto de aulas práticas; promoção do espírito de trabalho em equipa e a capacidade de organização de uma atividade desta tipologia, , sendo que o bar assumiu principal destaque, sugerindo-se uma fusão e trabalho colaborativo entre as equipas.

Com efeito, cada grupo, constituído por quatro elementos, quer da cozinha, quer da sala, preparou uma Box temática, abarcando, desde: o Bar Clássico, passando pelo Café, Granizados, Long Drinks, Caipirinhas e terminando na “Mimosas”. Assim, durante toda a manhã, a comunidade escolar, dividida em pequenos grupos, respeitando o distanciamento social, provou e deleitou-se com as iguarias confecionadas pelos futuros técnicos de restauração. Este idealizaram, também, um passaporte que foi oferecido aos alunos que passaram por cada box, carimbando a sua passagem pelos diversos bares. Em simultâneo, a turma gravou um vídeo para ser apresentado, no dia 27 de novembro, no Dia do Estudante da Gastronomia, iniciativa desenvolvida no âmbito do Concurso Jovem Talento da Gastronomia, a realizar em março, do próximo ano.

No final, era visível a satisfação dos alunos com o sucesso desta iniciativa, alguns dos quais desabafaram, dizendo: “ superamos as expetativas, pois o envolvimento de todos foi essencial para os excelentes resultados”; “ Embora sentíssemos grande insegurança, o segredo foi o trabalho em equipa”.

Em suma, a dedicação e o trabalho desenvolvido em muito contribuíram para que todos já pensem no próximo desafio.