No Centro de Ciência Viva

imagem1

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, no dia 20 de outubro, os alunos do Curso Vocacional CV5 visitaram a exposição “A água no corpo humano: sangue” e participaram no workshop “Forense Júnior”, no Centro de Ciência Viva de Vila do Conde. Durante a visita à exposição os alunos tiveram a oportunidade de rever alguns conceitos relacionados com o sangue e com o sistema circulatório abordados durante as aulas e ainda de observar/experimentar um conjunto de dispositivos que simulavam o funcionamento do sistema em estudo. Durante o workshop os alunos realizaram duas atividades práticas: identificaram o grupo sanguíneo de dois “indivíduos”, analisaram e caracterizaram as suas próprias impressões digitais através de duas técnicas forenses diferentes. Os alunos gostaram muito desta atividade e tiveram sempre uma postura muito ativa. Estas iniciativas constituem uma mais-valia educativa na medida em que proporcionam aos alunos experiências que não seriam exequíveis em contexto sala de aula.