Música, Cor e Ritmo. A transformação dos alunos do Curso Animador Sociocultural numa orquestra rítmica!

Partindo do pressuposto que é função do ensino da música a formação de cidadãos e de sociedades musicalmente desenvolvidas, os alunos do Curso Animador Sociocultural trabalharam, no módulo Expressão Vocal e Instrumental, um repertório de sonoridades através de práticas diversificadas que incidiram no trabalho vocal, corporal e instrumental (convencional e não convencional), apresentando-se em torno de três grandes eixos: audição, performance e composição.

A música constitui um fator agregador em qualquer grupo. Está imbuída na consciência humana desde tempos remotos e serviu propósitos variados para culturas diferentes, sempre de cariz positivo. Seja para afastar espíritos maus, celebrar rituais de passagem, comemorar vitórias, criar um ambiente de festa, etc. As ondas sonoras que são sentidas por toda a “tribo” envolvem os seus membros no mesmo “comprimento de onda”, e celebram a união de uma forma que nenhum outro meio consegue.

A prática musical proporciona aos alunos diversas experiências, desde experiências sensoriais até à integração e socialização aquando da prática em grupo, que faz parte deste tipo de ensino. Os alunos, nesta prática, encontram-se em grupo, e acabam por se envolver no mesmo, o que a leva a um trabalho conjunto, de partilha e respeito. O vídeo representa uma dessas atividades que foram desenvolvidas ao longo da sua formação, pretendendo-se que possa levar a aumentar o reconhecimento da música como uma atividade benéfica para o desenvolvimento pessoal, bem como aproveitar esta atividade de forma a desenvolver competências importantes, tais como valores sociais, o desenvolvimento físico-motor, a experimentação e o contacto com diversos instrumentos e culturas. Nesta atividade transformamos os nossos alunos numa orquestra! Com a utilização dos boomwhackers – tubos coloridos de plástico que emitem uma nota específica quando percutidos. O objetivo é obter aquele momento de “zoning” em que toda a gente está no mesmo compasso e conetado musicalmente com os seus colegas! Uma atividade para ver… e ouvir!