MITOS E REALIDADES SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Blog2Social

ESCOLA SEGURA, DESTACAMENTO TERRITORIAL DE BARCELOS

No mês em que se assinala o Dia Internacional da Eliminação da Violência sobre as Mulheres e considerando a importância do envolvimento dos alunos na promoção dos Direitos Humanos, a turma TGP3, do 3º ano tem vindo a trabalhar há algum tempo a esta parte, o tema da família, bem como as problemáticas que a podem envolver.

Assim, no dia 21 de novembro foi a vez de recebermos a Escola Segura, do Destacamento Territorial de Barcelos, para nos falar sobre Violência Doméstica.

O profissionalismo com que os agentes nos transmitiram a informação permitiu aos alunos desmistificar, conhecer e alertar para comportamentos e realidades cada vez menos aceitáveis, numa sociedade informada, mas ainda muito marcada pela cultura do silêncio e do medo.

A percentagem de violência no namoro mereceu uma reflexão cuidada, por parte de todos e, os alunos manifestaram uma atitude muito assertiva.

Um agradecimento muito especial à Escola Segura, no nome dos Guardas Principais Rodrigues e Villas-Boas por, mais uma vez, colaborarem com a nossa escola com preciosos ensinamentos e orientações, no sentido da formação de jovens livres, autónomos e solidários.

(Texto: Sara Cepa | Docente)