Luís: o poeta e o homem

Uma viagem à literatura portuguesa dos séculos XII a XVI

As turmas do 1º_ Técnico de Restauração, Técnico de Gestão do Ambiente e Animador Sociocultural_ assistiram à peça de teatro Luís: o poeta e o homem, encenada pela companhia de teatro ETCetera, no Auditório de Mafamude, em Vila Nova de Gaia, no dia 20 de fevereiro.

De facto, a atividade superou as expetativas, porque foi muito divertida e muito dinâmica, adaptada aos dias de hoje, tendo como base os conteúdos programáticos da disciplina de Português, nomeadamente a Poesia Trovadoresca, bem como a biografia, a lírica e a épica camoniana.

Ao longo de 1h30 minutos, sensivelmente, de espetáculo, o elenco, constituído apenas por três personagens, conseguiu captar a atenção dos alunos, para uma temática, às vezes, pouco atrativa para este público-alvo, no entanto, é de louvar o trabalho de adaptação feito pela companhia de teatro, colocando a contracenar o professor de português/Camões; o amigo do professor e a empregada de limpeza. Esta última deu um cariz humorístico ao texto que teve, também, momentos musicais muito envolventes.

Enfim, foi uma experiência culturalmente enriquecedora, na medida em que permitiu aos alunos consolidar os conhecimentos abordados na disciplina de Português.

As turmas agradecem o excelente trabalho feito pela companhia de teatro.

Turma TR13