“Hoje é dia da Poesia”

A disciplina de Português, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, assinalou o dia da Poesia na nossa Escola, com um programa variado, contemplando um almoço temático, declamações de poemas, alusivos à temática, bem como a realização de um Concurso de Poesia, terminando com momentos musicais, em que alguns poemas de poetas conhecidos forma interpretados pelas turmas participantes, nomeadamente os alunos do 1º ano, no dia 6 de junho.

Com efeito, do evento constou uma deliciosa refeição, confecionada pela turma Técnico de Restauração,TR12, tendo os participantes apreciado um menu feito especialmente para a ocasião. Depois desta degustação, seguiu-se a realização do Concurso de Poesia, aludindo ao tema o caráter lúdico da poesia e tema livre, tendo participado todas as turmas com a declamação de poemas inéditos, no total foram doze a concurso. Os vencedores foram os seguintes poemas: 1º lugar_ “Primavera”, do aluno Miguel Dias, da turma TRC3; o 2º lugar “ Estrelas do céu noturno”, do aluno Álvaro Bruno; e, em 3º lugar, “EPE a melhor escola”, dos alunos Raquel Pacheco, Miguel Laranjeira, Rúben Araújo e Bruno Lima, da turma TR12.

Depois da entrega dos prémios, houve mais um momento de interação entre todos com música e animação, ao som de poemas musicados por cantores portugueses.

Em suma, esta iniciativa superou as expetativas, já que houve uma grande adesão, principalmente na criação de poemas, assim como no envolvimento dos alunos na atividade.

(Texto: Ana Soares e Luzia Silva | Professoras dinamizadoras)