GORROS SOLIDÁRIOS – POR UM NATAL MAIS QUENTINHO

No dia em que se assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos, dia 10 de dezembro, recebemos na nossa escola a Dr.ª Cátia Laranjeira, em representação da Loja Social de Esposende, no âmbito do projeto “GORROS SOLIDÁRIOS – POR UM NATAL MAIS QUENTINHO”
A iniciativa promovida pelo curso de Animador Sociocultural, do 2º ano, cumpre um vasto leque de objetivos considerando, desde já, conhecimentos, capacidades e atitudes técnicas em convergência com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Enquanto escola cumpre-nos o enorme desafio de assegurar a preparação dos alunos para as múltiplas exigências da sociedade atual e que, assente numa perspetiva humanista, o nosso projeto educativo se organize de modo a contribuir para a realização dos alunos, através do pleno desenvolvimento da sua personalidade, atitudes e sentido de cidadania garantindo o respeito pelos valores e pelos direitos humanos.
Assim, num ambiente muito natalício dialogou-se sobre as motivações que levaram ao desenvolvimento do projeto, conhecemos o projeto da loja social, apresentaram-se poemas e danças enquanto alguns alunos não pararam de tricotar mais e mais gorros.
No final, fez-se a oferta dos gorros tricotados manualmente ao longo dos últimos meses.
Evidenciou-se que é possível contribuir para uma causa social com promoção de valores como a solidariedade, o altruísmo e o voluntariado…

“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.” FRANZ KAFKA