GESTÃO DO AMBIENTE PROMOVE MONITORIZAÇÃO AMBIENTAL DO LITORAL

No passado dia 13 de junho, os alunos Catarina Santos e Davide Moreira, alunos finalistas do curso Técnico de Gestão do Ambiente, realizaram mais uma atividade no âmbito da Prova de Aptidão Profissional. Para isso contaram com a colaboração dos alunos do 1.º ano do Curso Técnico de Apoio à Infância.

A atividade consistiu na Monitorização Ambiental do Litoral, mais precisamente entre as freguesias de Apúlia e Fão, seguindo a metodologia do projeto europeu Coastwatch. Desta forma, munidos do questionário fornecido pelo projeto, foram monitorizadas nove quadrículas, perfazendo uma distância de aproximadamente 5 quilómetros de extensão.

Os registos e dados obtidos serão posteriormente analisados pelos alunos responsáveis pela prova de aptidão profissional e enviados para a plataforma nacional do projeto Coastwatch.

O Coastwatch é um projeto Europeu de Educação Ambiental e Ciência Cidadã que incide na caracterização da biodiversidade, da zonação Costeira, dos resíduos, das contaminações e das pressões naturais e antrópicas do Litoral Português.

Para os alunos finalistas foi mais um momento de concretização do projeto de PAP e para a turma participante serviu para sensibilizar para os problemas ambientais e para a necessidade de preservação dos espaços naturais.

(Texto:Catarina Santos e Davide Moreira | alunos – TGA2)