Exposição de cartazes assinala Final projeto “Dia Azul”

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Ao longo do ano letivo, os alunos da turma de Técnico Gestão e Programação Informática, na disciplina de área de Integração, com a orientação da professora Sara Cepa, desenvolveram um projeto Transversal denominado “Dia Azul”.

A iniciativa, que com o final do ano letivo termina, teve em vista a problematização de questões da atualidade com efeito no desenvolvimento de competências que contribuíram para o sucesso global de cada aluno e claramente integradas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

Através de um diagnostico, realizado no início do ano letivo, fez-se o levantamento de expectativas, curiosidades, problemas que afetavam/preocupavam os jovens num contexto do mundo atual. Seguidamente, e ao longo de todo o ano letivo, cada aluno desenvolveu um conjunto de tarefas baseadas na pesquisa, no contacto com especialistas, na realização de palestras com técnicos nas diferentes áreas, até à apresentação dos resultados aos colegas. O projeto terminou com a elaboração de cartazes para exposição, sobre cada tema, e que se encontra patente na escola.

O conceito do projeto “Dia Azul” remete-nos para uma ideia de transversalidade e encontro de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares, disponíveis para serem aplicados numa melhor compreensão do mundo contemporâneo.

Com este projeto estamos certos que favorecemos simultaneamente a aquisição de saberes oriundos das várias ciências, à reflexão filosófica desenvolvendo competências capacitantes para a inserção na vida social e num mercado de trabalho em evolução e transformação.

Desenvolveu-se nos alunos a curiosidade, a iniciativa, a criatividade a responsabilidade no encontro de soluções, mas também o sentido de cooperação na partilha de processos e produtos com integração das novas tecnologias de comunicação e informação que ampliam incomensuravelmente a possibilidade de saber e de agir, abrindo novas dimensões à vida pessoal e social.

Este projeto cruzou a maioria das áreas de competência enunciadas no perfil do aluno à saída da escolaridade e estimulou para outros desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tão anunciada na atualidade, a 4º Revolução Industrial.

Parabéns aos alunos pelos projetos desenvolvidos.