Escola Profissional de Esposende assinala Dia Mundial da Árvore

A Escola Profissional de Esposende assinalou, no passado dia 2 de maio, o Dia Mundial da Árvore, plantando algumas árvores no Parque Natural do Litoral Norte, mais precisamente na margem esquerda do estuário do rio Cávado, na freguesia de Fão. Esta iniciativa, que contou com a colaboração do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Esposende e do Parque Natural do Litoral Norte, inseriu-se na Prova de Aptidão Profissional dos alunos Nuno Novais e Rui Silva, do curso Técnico de Gestão do Ambiente. A data tardia deveu-se aos elementos climáticos adversos ocorridos no mês de março e que poderiam inviabilizar o sucesso desta ação.

Com esta atividade, pretendeu-se também sensibilizar os participantes para a importância das plantas, e da floresta em particular, no combate às alterações climáticas.

Os alunos do Curso Técnico de Apoio à Infância, turma TAI5, juntamente com os alunos organizadores, deslocaram-se a pé para a zona estuarina junto ao clube náutico local e procederam à plantação de algumas árvores autóctones numa área ardida recentemente.

Esperemos que com estes gestos a comunidade escolar fique mais sensibilizada para a importância da preservação das zonas verdes e para as funções desempenhadas pelas árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer ao nível da própria qualidade de vida das populações e o respeito pela natureza.

(Texto: João Jaques | Coordenador de Curso)