EPE participa em Ação de Limpeza do Litoral e das Zonas Ribeirinhas

Os alunos das turmas TTAR8, TGA2 e TAI5 participaram no passado dia 30 de março na Ação de Limpeza do Litoral e das Zonas Ribeirinhas do concelho de Esposende promovida pela Esposende Ambiente. Esta iniciativa contou também com a colaboração Parque Natural do Litoral Norte, escolas do concelho, juntas de freguesia, grupos de escuteiros, associações ambientais e empresas de turismo náutico.

A margem esquerda do rio Cávado, em Fão, foi o local escolhido para desenvolver esta ação de voluntariado ambiental, pretendendo alertar a população escolar para a problemática dos resíduos nas praias, rios e oceanos, procurando reduzir o impacto de plásticos descartáveis e outros resíduos no ambiente marinho.

Como é habitual após o inverno, muitos dos resíduos arrastados pelos rios e linhas de água são devolvidos para terra, acumulando-se nas praias e zonas ribeirinhas. Apesar de a força do mar também ter empurrado para terra muitos artefactos utilizados normalmente pelos pescadores, felizmente, este ano, a quantidade de resíduos existente era menor que em ocasiões anteriores. Com a colaboração e a boa vontade de todos os participantes, foi possível retirar do estuário do Cávado um considerável volume de resíduos, designadamente garrafas de plástico, cordas de pesca, esferovite, entre outros, o que contribuiu para melhorar o ecossistema e preservar os habitats abrangidos, melhorando significativamente o aspeto destas zonas naturais.

O balanço da iniciativa é bastante positivo, atendendo à quantidade de resíduos recolhidos e ao empenho dos participantes que, individual e coletivamente, contribuíram para o sucesso desta ação de limpeza e para melhorar um pouco mais o meio ambiente que nos rodeia.

Texto: João Jaques | Coordenador de Curso