EPE dança e (en)canta na Mostra Informativa inserida 16º Fórum de Formação e Opções Profissionais

A Mostra Informativa inserida 16º Fórum de Formação e Opções Profissionais visa promover a divulgação das possibilidades profissionais para os alunos para que estes possam tomar as suas opções com o máximo de informação possível, conta com a participação de várias entidades que se dão a conhecer levando a cabo várias atividades ao longo dos dias 9, 10 e 11 de maio no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

Assim sendo, em representação a Escola Profissional de Esposende, a turma do 1º ano do Curso Técnico de Apoio à Infância, acompanhada pelo prof. Hugo Moura Vieira, apresentou a Marcha “25 anos” EPE 2019 (projeto esse desenvolvido sob a orientação dos professores Liliana Cruz, Hugo Moura Vieira e Sara Cepa) numa prestação sublime e que em muito encantou os presentes na inauguração e transformaram o local num verdadeiro palco de música, dança e tradição.

O envolvimento da escola nestes projetos das marchas populares têm tido um cunho importantíssimo na valoração desta tradição, cujos registos falam das marchas ao filambó, uma adaptação das francesas ‘marches au flambeaux’, em que os grupos criavam cantigas para competir uns com os outros e deslocavam-se com tochas pelas ruas da cidade, tendo José Leitão de Barros, anunciado o primeiro concurso de marchas populares em Lisboa em 1932. O declínio das marchas populares começou nos anos 70 – após o 25 de Abril, estas comemorações chegaram mesmo a ser extintas por serem associadas ao Estado Novo, tendo regressado nos anos 80 continuando, até hoje, a ser um símbolo dos Santos Populares.

Antes do coffee break às 11h30, a turma do 1º ano brilhou ainda numa dança conjunta com todas as outras escolas que haviam apresentado os seus números musicais e de dança num momento divertido, único e revelador do poder da Educação na conquista da igualdade.

Texto: Prof. Hugo Moura Vieira | docente