Dia do Hardware

“Dia do Hardware” foi o tema explorado pelo aluno finalista Nuno Sol, do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos_TGP2, que, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional, organizou uma mostra de componentes informáticos, sob orientação do Prof. Pedro Carneiro (Coordenador de Curso e orientador das PAP’s). Esta iniciativa teve lugar no dia 21 de abril, nas instalações da escola, e permitiu à comunidade escolar ter a oportunidade de perceber e ver a evolução informática através da exposição e explicação técnica pelo Nuno Sol dos diversos componentes informáticos. Os cartões perfurados da década de 1960 foram o arranque da exposição, passando por disquetes de oito, cinco e três polegadas e meia, tapes de 250mb, discos duros de 40MB defeituosos na década de 1972 assim como memórias de 1mb de 1978 ou um simples e elegante cartão para máquinas digitais da Sony de somente 4 megas (sim, 4 megas, não 4 gigas, nem 4 teras! 4 Megas apenas)… Observámos ainda componentes da era do ZX Sinclair Spectrum, nomeadamente cassetes e disquetes de 180kb e até um documento com código-fonte em Basic que foi impresso numa impressora do Spectrum da década de 80. Aproximando-nos do final, pela ordem cronológica da evolução dos componentes, vimos ainda dois dos mais pequenos computadores do Mundo: o Raspberry Pi e o Arduino! Foi um momento de partilha de conhecimentos ao qual os participantes responderam com uma excelente envolvência e interesse. Parabéns ao Aluno pela iniciativa!