Curso Técnico de Apoio à Infância assinala o Dia do Pensamento com vídeo

O Dia do Pensamento celebra-se todos os anos a 22 de fevereiro. Este dia, também conhecido como Dia do Fundador, foi criado com o intuito de promover a reflexão a nível mundial de variadas temáticas e a fraternidade. O “Thinking Day” ou “Founder’s Day” remonta a 1926 em homenagem a Lord Baden-Powell e sua esposa Lady Baden-Powell, fundador e chefe mundial das Guias, respetivamente, nascidos no mesmo dia 22 de fevereiro. A Escola Profissional de Esposende, através do curso Técnico de Apoio à Infância e sob a orientação do Prof. Hugo Moura Vieira nas disciplinas de Expressão Plástica e Educação Corporal, Dramática e Musical, propôs para este ano a criação de um vídeo alusivo a este dia, cuja mensagem exibe as citações preferidas de cada aluno sobre diversos temas como a reflexão, fraternidade, união e harmonia universal, sem fronteiras e impedimentos políticos ou religiosos. O vídeo criado apresenta uma panóplia de citações assentes na tónica de que o pensamento [crítico] exige que, primordialmente, consigamos afastar crenças pessoais para analisar um problema ou questão. Comummente, ele é conhecido como aquela característica de quem consegue ver algo como se estivesse do lado “de fora”, ou seja, trata-se de deixar emoções de lado e focar no que é racional. Contudo, pensar também envolve ser criativo e inovador. Logo, essa atitude pode ter um impacto enorme em todo o trabalho e futuro percurso profissional dos alunos o que o torna um solucionador de problemas e também um fornecedor de ideias inovadoras. Com a leitura de pensamentos de diversos autores, os alunos puderam exercitar o pensamento crítico, analisar a fundo as questões da sua mensagem podendo ajudá-los na hora de lidar com as mais diferentes questões e trazer pontos interessantes sobre elas. O vídeo está disponível no YouTube e página oficial do Facebook da Escola Profissional de Esposende.

(Texto: Hugo Moura Vieira | docente)