Curso de Técnico de Apoio à Infância em Ponte de Lima

ponte_de_limaAs turmas de Técnico de Apoio à Infância do 1º e 2º ano passaram um dia cultural e pedagogicamente enriquecedor em Ponte de Lima.

Os objetivos de cada disciplina envolvida eram muitos e o propósito de cada visita não deu margem para facilitar.
Assim, no Museu do Brinquedo os alunos ficaram a conhecer a história de alguns dos mais importantes brinquedos, passando para o confronto entre o brinquedo português e o estrangeiro; viram expostas muitas peças da coleção, seguindo uma ordem cronológica, enquadradas com as alterações formais e técnicas e associadas às transformações sociopolíticas do mundo.
No festival Internacional de Jardins, uma outra dinâmica se trabalhou. O enquadramento que antecede cada tema obrigada a uma leitura em português e/ou em inglês que exercita, desde logo, a criatividade individual. Sobe o tema “Conhecimento”, temática transversal, pretende despertar a capacidade de pensar e olhar o que nos rodeia de uma percetiva global e individual, mas também crítica. Assim, foram visitados variados espaços incluindo os Jardins Escolinhas destinado à participação das crianças.
Este dia foi um momento importante na vida destas duas turmas que também se pretendeu que fosse de conhecimento interpessoal.