CONVERSAR SOBRE (E)MIGRAÇÃO

No passado dia 13, no âmbito da disciplina de Sociologia, módulo 5 – Diferenciação na sociedade contemporânea, a turma TAI5 dinamizou a atividade “Conversar sobre (e)migração”.

Assim, foi convidado para falar sobre este tema com a turma o Sr. Rui Campos, emigrante há 17 anos, o qual saiu do seu país muito novo, com apenas 18 anos.

O convidado partilhou com a turma que já trabalhou em vários países da Europa, como Espanha, França, Suíça, Áustria, Holanda, entre outros. Atualmente encontra-se a trabalhar na Alemanha.

Referiu que emigrou em busca de uma vida melhor, um melhor salário e assim conseguir mais qualidade de vida.

Apesar de ter mencionado vários aspetos positivos da sua experiência, diz que a vida de emigrante nem sempre é fácil. Além de estar longe de casa, da família e dos amigos, referiu que por vezes sentiu uma certa discriminação por parte dos habitantes locais e que as condições que lhe são oferecidas (habitação, saúde, educação), nem sempre são as melhores.  Reforçou que a diferenciação dos emigrantes nos países onde esteve, ainda é bastante evidente.

Esta atividade foi muito proveitosa para os alunos, os quais, como forma de agradecimento ao Sr. Rui, prepararam uma lembrança e um lanche para lhe oferecer.

A turma ficou muito satisfeita com o resultado e mostrou vontade de dinamizar mais atividades como esta.

(Texto: Turma TAI5)