Cidadania e Sustentabilidade – ODS, Vamos Cumprir!

“DESPLASTIFICA-TE!” aula aberta DECOJovem

No dia em que assinala Dia Mundial do Ambiente, dia 05 de junho, a EPE esteve presente numa aula aberta promovida pela DECO Jovem denominada “DESPLASTIFICA-TE!”.

Participaram na sessão os alunos da turma de Apoio à Infância e Animador Sociocultural juntamente com mais 272 participantes de inúmeras escolas de todo o país.
A EPE mesmo à distância continua a proporcionar aos seus alunos momento aprendizagem e interação que vai além da sala de aula. Considerado que o tema do projeto curricular destas turmas se intitula “Cidadania e Sustentabilidade – ODS, Vamos Cumprir!” e enquanto cidadãos conscientes, a participação nesta iniciativa justiça-se pelo facto de o excesso de plástico ser um problema crescente. O plástico é um material com grande durabilidade que infesta a natureza e os oceanos, e que é utilizado por nós, na maioria das vezes, de forma descartável e desnecessária. Os alunos ficaram mais informados e sensibilizados para as vantagens e desvantagens da utilização do plástico, como reduzir a sua utilização e os graves prejuízos para o ambiente quando mal utilizado. Por outro lado, o facto de os nossos alunos interagirem nesta mega aula permite desenvolver o sentimento de pertença a uma comunidade global. Como jovens consumidores é importante saber que o combate a estes problemas passa muitas vezes por fazer escolhas mais acertadas, por recusar os produtos de plástico ou aprender a reutilizar este material.

Temos de mudar, para fazer melhor!

Rita Capitão e Sara Cepa, docentes