CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE … ODS, VAMOS CUMPRIR!

Animador Sociocultural

Integrado no Projeto Curricular da turma de Animador Sociocultural, do 2º ano, com o tema Cidadania e Sustentabilidade … ODS, Vamos Cumprir! os alunos, a partir de casa e devidamente acompanhados, desenvolveram um projeto de carnaval, onde o mote foram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, emanados pela Organização das Nações Unidas.
Um projeto que valorizou mais o processo que o resultado, que levou os alunos a ultrapassar vários obstáculos e limitações exponenciando a capacidade de resolução de problemas, a criatividade e a imaginação permitem aferir e garantir que, as aprendizagens continuam a
acontecer na EPE.
Considerando os objetivos do projeto, podemos dizer que alguns dos princípios de Edgar Morin se enquadram na perfeição nas dinâmicas desenvolvidas: a cultura de autonomia e responsabilidade, a aprendizagem duma identidade planetária, exigência de apontar o inesperado e o incerto como marcas do nosso tempo; educação para a compreensão mútua,
de pertença e culturas diferentes e o desenvolvimento de uma ética do género humano e de acordo com uma cidadania inclusiva.

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”.

Paulo Freire