BUY NOTHING DAY – “OLD THINGS…NEW BEGINNINGS!”

Com a chegada da época natalícia, para além de presentes e uma mesa recheada com as doçarias da época, nada melhor que reforçar o afeto e a partilha, com aqueles que não têm tantas possibilidades e não podem ser deixados de lado.

Neste âmbito, as turmas finalistas foram desafiadas, uma vez mais, no contexto da disciplina de Inglês, a dar ênfase à iniciativa “Buy Nothing Day-Don’t Buy, Give!”, com a realização de uma campanha solidária. Assim, as turmas Técnico de Turismo Ambiental e Rural-TTAR8 e Técnico de Restauração-TR11, foram as turmas promotoras da iniciativa. Após o contacto com a Loja Social de Esposende, instituição à qual foi decidido doar os bens angariados, deu-se início à campanha de recolha de donativos, que decorreu nos dois polos que compõem a Escola Profissional de Esposende, desde o dia 25 de Novembro até ao dia 29 de Novembro de 2019.Tendo por mote dar e não comprar, os donativos incluíam clothes, toys, shoes, books, school supplies e bags. Tendo em conta a colaboração de todas as turmas, a turma TTAR8 ficou responsável pela recolha dos bens no polo do Ramalhão e a turma TR11 na Sede.

Para além desta campanha, no dia 29 de novembro, dia em que se celebrou, o Buy Nothing Day, um dia internacional de protesto contra o consumismo, ambas as turmas finalistas dedicaram este dia à consciencialização das restantes turmas acerca deste dia, nomeadamente duas turmas de segundo ano, dinamizando uma série de atividades, que incluíram vídeos e jogos, entre outros. Este dia também corresponde à “BlackFriday”, um dia que, por sua vez, apela ao consumismo desenfreado.

A Escola Profissional de Esposende decidiu que os bens deveriam ser entregues no dia 05 de dezembro, na loja Social de Esposende, dia em que também se assinalou o Dia Mundial do Voluntariado. Quando lá chegamos fomos recebidos com muita simpatia pela Responsável da loja, Dr.ª Alzira Maciel, que agradeceu a nossa ação e também por uma voluntária, Rita Nery, que nos presenteou com o seu testemunho e partilhou momentos das suas experiencias de voluntariado. Fomos, ainda, recebidos pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Dr.ª Alexandra Roeger, que manifestou o seu agradecimento pela iniciativa, bem como a sua relevância na prática de uma cidadania ativa.

Em suma, é importante agradecer a todos quantos contribuíram para esta campanha solidária e reforçar que estas atitudes devem ser diárias, quer as solidárias, quer as de proteção do nosso planeta. E não se esqueçam “Don´t Buy, Give!”.

(Texto: Alunas  –  Bruna Figueiredo e Maria Vale – TTAR8)