Alunos finalistas da EPE visitam a “Qualifica”

No dia 01 de março, integrado no projeto STEP1, alguns alunos finalistas tiveram a oportunidade de visitar a 12ª edição da Qualifica, Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, na Exponor, acompanhados pela Psicóloga Escolar e pela Técnica do Gabinete de Inserção.

Este ano o lema da feira foi “NEW JOBS, MORE FREEDOM –  novas mentalidades no Mercado do trabalho “. Pretendeu-se demonstrar que num futuro próximo, o mercado de trabalho sofrerá alterações e muitos dos trabalhos serão automatizados, no entanto, funções centradas nas capacidades únicas dos seres humanos e que requerem criatividade e empatia serão cada vez mais valorizadas também.

Na feira, além de uma diversidade de atividades e jogos, demonstrações e concertos, os nossos alunos contactaram com as principais faculdades públicas nacionais, universidades privadas e, ainda, vários estabelecimentos de ensino internacionais.

Entidades como o Turismo de Portugal, Instituto Português do Desporto e Juventude, Instituto de Emprego e Formação Profissional e ainda o Programa Operacional Capital Humano dinamizaram um conjunto interessante de atividades, realçando sempre que o ensino profissional é uma aposta de futuro, no aumento da empregabilidade e no prosseguimento de estudos.

Foi, sem dúvida, uma tarde muito bem passada, animada e, certamente, um alargar de horizontes para os nossos jovens!

(Texto: GI + SPO)