Alunos de Turismo visitam Póvoa de Varzim

No passado dia 25 de maio, os alunos do 1.º ano do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural efetuaram, no âmbito das disciplinas de Geografia, Português e História da Cultura e das Artes, uma visita à cidade da Póvoa de Varzim. Da parte da manhã, o batismo de mar previsto a bordo de um barco salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos foi adiado dadas às condições climatéricas adversas. Assim, durante a manhã os alunos assistiram a uma palestra ministrada por dois elementos da Polícia Marítima. Esta iniciativa, inserida no Programa “Cidadania Marítima”, teve como finalidade, além de divulgar o papel da Polícia Marítima na sociedade, promover os valores de cidadania e do civismo no meio náutico, marítimo e fluvial, bem como melhorar a cultura e valores de segurança marítima no uso do mar, incutindo assim atitudes responsáveis no mar e na orla costeira. Da parte da tarde, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim. O Museu da Póvoa possui um riquíssimo espólio relacionado com a história local e com a atividade piscatória da comunidade poveira e suas relações com as comunidades vizinhas, nomeadamente de Fão e Esposende. O Museu oferece um programa de exposições temporárias, bem como iniciativas destinadas a diferentes públicos. Nesta atividade foi dado a conhecer o papel dos museus municipais na divulgação da história e património locais. Os alunos tiveram oportunidade de visitar as várias salas de exposição, conhecer o espólio e um pouco da história da comunidade poveira. Foi uma visita bastante enriquecedora!

(Texto: João Jaques » Coordenador de Curso)