ALUNOS DE TURISMO VISITAM AEROPORTO E TERMINAL DE CRUZEIROS

No dia 30 de setembro, os alunos da turma TTAR8 visitaram o aeroporto Francisco Sá Carneiro e ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, com o intuito de conhecer e contactar com as operações e atividades desenvolvidas nestas infraestruturas portuárias.

No Terminal de Cruzeiros o objetivo principal foi obter conhecimentos relativos à importância do terminal como porta de entrada na região de navios de cruzeiros e de passageiros. No entanto, foi também possível constatar a beleza arquitetónica do edifício que recentemente ganhou o Prémio Edifício do Ano 2017 da Archdaily, na categoria de Arquitetura Pública.

No Aeroporto, a “viagem” iniciou-se no painel de partidas, e percorreu o balcão do check in, o controlo de passageiros, as portas de embarque e a recolha de bagagem. Ao longo da visita, os alunos tomaram conhecimento das operações desenvolvidas no aeroporto, as infraestruturas e serviços de apoio ao turista e passageiro, tais como: o posto de informação turística, agências de viagens e operadores turísticos, estabelecimentos de restauração, empresas rent-a-car e transportes, lojas comerciais, entre outros. A “viagem” concluiu-se no terminal de chegadas, tendo os alunos constatado a importância decisiva do aeroporto, nas chegadas dos turistas ao nosso país.

No final, os alunos saíram destas infraestruturas com a ideia de lá voltarem em breve, mas agora no papel de passageiros ou profissionais, para início de “grandes aventuras”.

(Texto: João Jaques | Coordenador de Curso)