ALUNOS DE TURISMO NA ROTA DOS MUSEUS DE VIANA

No dia 21 de janeiro, os alunos finalistas do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural deslocaram-se à freguesia de Outeiro, Viana do Castelo, para conhecer a forma como o pão ‘nasce’. Da parte da tarde, o grupo deslocou-se a Ponte de Lima para uma visita ao Museu do Brinquedo Português.

O pequeno museu do Pão mostra todas as alfaias agrícolas do ciclo do milho e do pão, desde o preparar da terra, semear e colher, aos trabalhos na eira, de limpeza e armazenamento do cereal. O museu dispõe ainda de um forno de pão onde é cozida a broa tradicional, que se pode provar com o mel das encostas das serras envolventes da freguesia. A técnica exemplificou-nos como se confecionava a massa do pão e deu a oportunidade aos alunos de fazer igual. Enquanto o pão estava no forno a cozer a turma foi visitar e conhecer o funcionamento de uma das azenhas locais. No final, houve momentos de confraternização à volta da mesa, degustando o saboroso pão de milho barrado com mel.

No Museu do Brinquedo Português, o grupo ficou a conhecer o seu acervo que tal como o nome diz é inteiramente dedicado ao brinquedo produzido em Portugal. Segundo informações da técnica que orientou a visita, este espaço museológico reúne milhares de peças de brinquedos fabricados pela indústria portuguesa, desde os finais do século XIX até 1986.

A visita foi do agrado dos alunos e atingiu os objetivos propostos, motivando estes finalistas para a execução dos seus projetos de prova de aptidão profissional.

(Texto: João Jaques | Coordenador de Curso)