ALUNOS DE GESTÃO DO AMBIENTE VISITAM MASSEIRAS E LAGOA DE APÚLIA

No dia 10 de outubro os alunos do curso Técnico de Gestão do Ambiente realizaram uma caminhada às Masseiras e à Lagoa de Apúlia, acompanhados pelo professor João Jaques. Esta atividade teve como intuito proporcionar aos alunos o conhecimento de uma estrutura agrícola única no mundo, característica da região Litoral-Norte e averiguar a importância ambiental e social destes locais.

As masseiras são terrenos em areias de duna, retangulares ou quadrados, com aproximadamente três metros de profundidade e em que o seu fundo se aproxima do nível freático, dividido em talhões para culturas agrícolas (geralmente hortícolas). Atualmente, este tipo de agricultura corre sérios riscos de extinção devido à popularização das estufas na região e ao uso das areias para a construção civil.

A Lagoa de Apúlia é considerada um Habitat Prioritário para a Conservação da Natureza, visto ser um ponto de paragem para muitas aves migratórias. Esta lagoa caracteriza-se por ser uma zona húmida que apresenta uma grande variedade de salinidade e volume de água.

No final, os alunos consideraram a visita bastante interessante dado que a maioria desconhecia a existência destas estruturas e a sua importância.