Alunos de Gestão do Ambiente exploram recifes costeiros

Os alunos do curso Técnico de Gestão do Ambiente efetuaram, no passado dia 21 de maio, uma atividade exploratória dos recifes costeiros da praia de S. Bartolomeu do Mar. A ação foi orientada pelo Dr. Vasco Ferreira, do Observatório Marinho de Esposende (OMARE). Esta iniciativa teve como principal objetivo dar a conhecer aos alunos os principais habitantes destes afloramentos rochosos das praias. Nos últimos anos a acentuada erosão costeira permitiu o aparecimento destas estruturas geológicas. Depois de uma breve introdução relativa ao OMARE e aos seus objetivos, alunos avançaram sobre as rochas, explorando as poças de maré e ouvindo as explicações do guia relativas à taxonomia e modos de vida das espécies encontradas. Para além de várias espécies de algas, foram observados peixes, caranguejos, camarões, ouriços-do-mar, anémonas-do-mar e vários moluscos, como as lapas, os mexilhões e os búzios. A descoberta que mais curiosidade despertou foi uma lesma marinha cujo nome comum é vinagreira-negra. No final, os alunos mostraram-se bastante satisfeitos com as observações efetuadas e foram convidados pelo Dr. Vasco Ferreira a partilharem as suas descobertas na Plataforma OMARE.

(Texto: João Jaques » Coordenador de Curso)