ALUNOS DE GESTÃO DO AMBIENTE À DESCOBERTA DE COGUMELOS EM FÃO

No dia 12 de dezembro, os alunos do curso Técnico de Gestão do Ambiente, organizaram uma ação de conhecimento dos cogumelos silvestres, com os objetivos de dar a conhecer a grande biodiversidade que caracteriza este grupo de seres vivos e sensibilizar para a importância de preservar e valorizar este recurso natural. A iniciativa foi monitorizada e orientada por Jorge Silva, membro da associação ambiental local ASSOBIO – Associação de Defesa e Valorização do Ambiente, do Património Natural e Construído.

Durante a manhã, o nosso guia recolheu cerca de meia centena de espécies de cogumelos no pinhal de Fão. Da parte da tarde, no polo do Ramalhão, foi organizada uma pequena exposição com os cogumelos recolhidos. O Jorge Silva foi apresentando os exemplares das diversas espécies, abordando temas como a biologia, a importância, a variedade e a comestibilidade dos cogumelos silvestres. Para além disso, o guia disponibilizou também informação relacionada com as técnicas mais adequadas para a colheita, bem como aspetos relacionados com a conservação e proteção destes fungos. Posteriormente, procedeu-se à preparação da sala para receber os alunos de três turmas do Ramalhão. Em seguida, os alunos da turma receberam os visitantes, conduziram-nos ao longo da exposição, fornecendo as informações aprendidas e prestando esclarecimentos aos mais curiosos. Ainda existem muitos mitos associados aos cogumelos.

No final da iniciativa todos se mostraram satisfeitos, concordando que a ação foi bastante positiva. Resta agradecer ao Jorge Silva, pois sem a sua colaboração e envolvimento a atividade não seria realizada.

(Texto: João Jaques | Coordenador de Curso)